Angela Hirata tomou gosto pelo marketing quando ainda cursava a faculdade. Nessa época, trabalhou com o lançamento de franquias no Brasil. Apesar da formação em administração, começou a tomar gosto por marketing, promoção e desenvolvimento. Ela começou a ser procurada para trabalhos free lance na área, o que acabou provocando sua saída da empresa onde trabalhava.
Dessa forma, passou a prestar serviços para Levi´s, Hering e Boticário e foi aumentando sua carteira de clientes até começar a trabalhar o lançamento da Couromoda, promotora de eventos de calçados e acessórios, em São Paulo, por volta de 1985. Nessa época, começou também seu envolvimento com a indústria de calçados.
Em 1986, veio a grande oportunidade para Angela. O então dono da Azaléia, Nestor de Paula, convidou-a para desenvolver o mercado japonês e asiático do setor calçadista. Começou aí um desafio e minha trajetória de viagens ao Japão, que durou dois anos, afirma. É sabido que não é nada fácil entrar no mercado japonês. Mas, por ter conhecido o estilista Kansai Yamamoto e a reitora do Bunka Fashion College, Angela tomou contato com entidades e empresas japonesas, especialmente com o empresário Yasuhiro Kubota, e as portas foram se abrindo. Começou a enviar calçados brasileiros para grandes lojas, como Washington Shoes e Yoshinoya. "No Japão, não é simplesmente trazer um produto, é preciso uma moda que agregue valor a ele", diz. A partir de então, a executiva passou a ampliar o mercado asiático.
Em 1999, começou a prestar consultoria para a São Paulo Alpargatas e, no ano seguinte, foi convidada a abrir o departamento de comércio exterior. A entrada das sandálias de borracha no exterior foi na Galeries Lafayette, em Paris, onde foi montada uma minifábrica do produto. "Foi um sucesso. Durante um mês, enquanto nevava lá fora, eram vendidos até cem pares de Havaianas por dia", conta. O sucesso do evento facilitou a exportação para o resto da Europa. Nascia o conceito fashion da marca na capital que lança moda.
Para chegar a este patamar de reconhecimento mundial, nos anos 90, a Alpargatas definiu uma estratégia de marketing que mudou completamente o status das sandálias, lançando várias versões das Havaianas. A partir daí começou a brilhar no mercado internacional e nas passarelas da moda no mundo todo, alcançando o status de produto globalizado.
O “case” da Havaianas ilustra as palestras que Angela Hirata, atual Consultora e ex-diretora de Comércio Exterior da São Paulo Alpargatas, realiza em empresas e instituições no Brasil e em outros países, falando sobre como desenvolver estratégias para marcas e produtos e como alcançar a visibilidade que leva ao sucesso de vendas.