Bruno Garschagen é autor do best-seller Pare de Acreditar no Governo – Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado (Editora Record).
É graduado em Direito, Doutorando e Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Oxford (visiting student), professor de Ciência Política, tradutor, podcaster do Instituto Mises Brasil, colunista do jornal Gazeta do Povo (Curitiba) e do site do jornal EXTRA (Rio de Janeiro). Foi colunista na imprensa portuguesa e já publicou artigos na Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo, Valor Econômico.
Como palestrante, tem feito apresentações onde mostra os vínculos da economia com a política para explicar os problemas econômicos e o panorama atual a partir das intervenções do Estado (decisões políticas, carga tributária, subsídios, burocracia et cetera) e das respostas da iniciativa privada.
CONTEÚDO:
Abordagem de política, economia e cultura fundamentada na melhor teoria acadêmica aplicada à realidade e de acordo com as suas nuances e complexidades. Os temas políticos são apresentados de maneira dinâmica e criativa e levando em consideração as várias implicações e consequências (intencionais e não intencionais) das decisões políticas que têm reflexos nas dimensões culturais, econômicas, jurídicas. Por exemplo, numa palestra sobre determinada intervenção do governo na economia (como aumento dos impostos), tratar-se-á da origem ideológica e pragmática dessa decisão política, dos seus reflexos econômicos (os que se vê e os que não se vê) e da responsabilidade dos empresários, que, muitas vezes, ajudam a criar uma armadilha ao pedir privilégios e benefícios em vez de pressionar o governo para deixar de atrapalhar a economia como um todo.
ALGUNS TEMAS DE PALESTRAS –
– O grande paradoxo: por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado?
– O vício como virtude: como a política reflete a nossa ética do “quanto pior, melhor”?
– A crise como norma: por que o Brasil sempre estará em apuros?
– A política brasileira explicada em três atos: ideias, linguagem e prática
– A liberdade como estorvo: por que não gostamos de liberdade?
– Sócio indesejado: como impedir o governo de atrapalhar a economia
– Como o capitalismo combate a pobreza
– Só economia não resolve: a ética e a moralidade como fundamentos da prosperidade