César Nunes é um educador brasileiro nascido no Norte do Paraná, no chamado Norte Pioneiro, em 1959. Estudou em sua cidade natal, Congonhinhas, e em outras cidades daquela região. Teve uma parte de sua infância na vida rural, o que lhe renderia experiências e vivências inolvidáveis em sua trajetória, hoje ressignificadas pela memória e pelo sentido das lembranças. Freqüentou escolas de formação religiosa de 1971 a 1983, que lhe deixaram marcas da paideia cristã e de outras culturas, humanistas e críticas, das quais sempre recorre em seus estudos e atividades de formação. Em 1980 mudou-se para Campinas, estado de São Paulo, onde reside até hoje. Foi professor de escolas da educação básica em Campinas e algumas outras cidades paulistas, assumindo funções de coordenação e gestão, em escolas públicas e particulares.
Iniciou o magistério no Ensino Superior na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista e Itatiba, estado de São Paulo. Depois foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por mais de uma década, nos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Filosofia, Serviço Social, Psicologia, Jornalismo, Educação Física, Biblioteconomia e Ciências Sociais. Desde 1998 é professor de carreira na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Defendeu o Mestrado em Educação em 1988, o Doutorado em Filosofia e Educação em 1996, a livre-docência em Ética e Educação em 2006. É professor titular na área de Filosofia e Educação da FE/UNICAMP.
Principais temas:
Educação Inclusiva: como instituí-la? O papel da escola na produção da inclusão social e da emancipação ética.
Ementa: Debate a tradição excludente da educação e da escola no Brasil. Apresenta as fundamentações de uma educação inclusiva e o protagonismo dos novos sujeitos sociais. Analisa a conquista de direitos sociais no Brasil. Articula o papel da escola e da sociedade na construção de parâmetros éticos, estéticos e políticos emancipatórios.
Educação, Cultura, Tecnologia e Humanização: senhas para um desenvolvimento sustentável na década da educação no Brasil.
Ementa: Discute as matrizes teóricas e marcos institucionais da educação e da cultura no Brasil. Investiga as contradições políticas e sociais da organização da sociedade e da cultura na sociedade globalizada. Analisa o papel dos cidadãos, dos gestores e empreendedores na conjuntura política e cultural. Propõe perspectivas de superação da tradição autoritária e construção coletiva de diretrizes administrativas e pedagógicas libertadoras na atual organização dos saberes e espaços institucionais, destacando a pertinência de suas reivindicações numa sociedade superando dominações históricas.
Educação e Sociedade: matrizes históricas e possibilidades emancipatórias atuais.
Ementa: Analisa os elementos da representação de desumanização na sociedade atual, a crise de valores e a alienação da identidade da educação no Brasil. Apresenta prospectivas para uma educação e uma escola emancipatória, que produza nova consciência social e política, uma cultura de participação e gestão democrática, uma reorganização do espaço social em vista da humanização.
Educação e Emancipação: sensibilizar os conhecimentos e esclarecer os afetos na escola do terceiro milênio.
Ementa: Discute as matrizes pedagógicas e políticas da educação e da escola no Brasil. Investiga as contradições políticas e sociais da organização da escola e manejo o trabalho pedagógico na sociedade globalizada. Analisa o papel do professor na ação educacional e política. Articula o papel da escola e da sociedade na construção de parâmetros éticos, estéticos e políticos emancipatórios. Debate a educação tecnológica e a formação humanista clássica.