Fernanda Biachini foi a criadora da Associação Fernanda Bianchini (Cia Ballet de Cegos).
Projeto iniciado em 1995 com cerca de 10 alunas, tornou-se uma metodologia pioneira para o ensino da dança e referência mundial por seu valor artístico e inclusivo. 22 anos de história e mais de 1.000 vidas transformadas.
A Associação Fernanda Bianchini - Cia Ballet de Cegos [AFB] hoje atende mais de 300 alunos de várias idades, em sua maioria deficientes visuais. Sua metodologia de ensino do Ballet Clássico é pioneira e reconhecida mundialmente. A integração social de deficientes visuais por meio da dança, principalmente do ballet como uma atividade extracurricular, é a principal missão da entidade.
A única companhia de Ballet de Cegos do mundo funciona na AFB, sediada na Vila Mariana, zona Sul da cidade de São Paulo, mas seus passos já rodaram o mundo. Nesses 21 anos de existência, o grupo de bailarinos já participou de apresentações na Argentina, Inglaterra, Alemanha e nos EUA e, neste momento, uma turma se prepara para mais uma apresentação no Exterior.
Inclusão – A inclusão por meio da dança é tão profícua que, atualmente, além de Ballet Clássico, a escola oferece aulas gratuitas de Sapateado, Dança de Salão, Expressão Corporal, Danças para a Terceira Idade e Teatro para seus assistidos, com a formação de turmas de estimulação precoce para quem nasce com a deficiência.
Atualmente, a ABF conta com 13 professores de dança, entre eles, as deficientes visuais Geyza Pereira da Silva e Veronica Batista, formadas na própria entidade, e a gestora Fernanda Bianchini, como voluntária. Na grade de aulas semanal, os professores se revezam no atendimento a quase 200 alunos matriculados, divididos em grupos por modalidades de aprendizado, segundo os critérios do estatuto da entidade.
Exercícios de Pilates e Fisioterapia fazem parte da grade de atividades da Associação com a finalidade de promover saúde e bem-estar aos bailarinos. Essas aulas são extensivas a qualquer pessoa que queira ingressar nos grupos, mas são pagas. A arrecadação serve para ajudar a manter a instituição.
A instituição também está desenvolvendo metodologia para ministrar aulas de Ballet Clássico para cadeirantes. A ideia é que, em breve, comece a funcionar a Cia. de Ballet para Cadeirantes e a Cia. de Dança Contemporânea. Ambas estão na pauta de novos projetos em construção da AFB.
PALESTRA:
Mais que um espetáculo, uma vivência inesquecível.
Bailarinas cegas e bailarinas videntes executam coreografias clássicas e exercícios interagindo com o público.
Convidados da plateia vão ao palco e, de olhos vendados, vivenciam com o elenco o grande desafio de dançar sem enxergar.
Resultado de mais de 20 anos de dedicação e trabalho da Associação Fernanda Bianchini, a Apresentação Motivacional foca o bom relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a versatilidade, a organização, a autoconfiança e a determinação. O objetivo da apresentação é mostrar ao público a superação dos próprios limites e uma nova forma de ver a vida, diante de um contratempo.