Dr. Geraldo Peçanha de Almeida é Psicanalista, Líder Budista, Pedagogo e Escritor na área de mindfulness, controle de stress, autoconhecimento, qualidade de vida e Gestão de Conflitos Humanos.
Mestre e doutor em teoria literária respectivamente pela UFPR e UFSC. Foi professor por 20 anos de instituições como FGV - Fundação Getúlio Vargas, UFPR - Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Grupo Opet, dentre outros .
Tem trabalhos internacionais na Alemanha, Itália, Bolívia e na África, em Moçambique. Faz consultorias nacionais e internacionais e possui mais de 70 livros publicados, além de escrever para Jornais e Revistas Educacionais.
Temas:
O TRABALHO COMO PRÁTICA DE FELICIDADE
O trabalho não precisa mais ser visto como uma obrigado ou como a única forma de se obter dinheiro para viver. Hoje, há tantas formas de viver a experiência do trabalho que ele passou a ser a maior fonte de felicidade para o homem moderno. Mas, como fazer do trabalho uma prática para a vida feliz?
PARA ABRIR O CORAÇÃO - STRESS E SOFRIMENTO PSÍQUICO NAS ORGANIZAÇÕES: COMO SUPERAR?
Muitas empresas ou grupos sociais passaram a ser uma espécie de sopa venenosa de onde os
participantes retiram, diariamente, o alimento para suas vidas. Porém, por estar "envenenado", todos, acabarão por adoecer. Estresse e sofrimento psíquico levam a falta de humor, baixa estima, apatia, doenças e até desistências da vida coletiva.
DISSOLUÇÃO E PACIFICAÇÃO DE CONFLITOS EM GRUPOS SOCIAIS E ORGANIZACIONAIS - POR ONDE COMEÇAR?
A pacificação e dissolução de conflitos é uma ferramenta a serviço das organizações que querem preservar as individualidades, visto que elas garantem a processo criativo, mas ao mesmo tempo, tornar mais harmonioso o processo de convivência nas diferenças. Como pacificar um grupo em conflito direto? Como avaliar as dimensões de cada um? Como propor novo ritmo de relacionamento?
FELICIDADE E REALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE MULTIPLICIDADE DE COMPETÊNCIAS E OPORTUNIDADES
Hoje um homem pode ao mesmo tempo ser muito competitivo em gastronomia e em indústria siderúrgica, por exemplo, mas essa diferença em talentos e em competências pode levar cada um de nós a perda do foco ou muito facilmente a um estresse muito grande. Como tornar talentos em possibilidades e se livrar de tanta cobranças?
MINDFULNESS NAS ORGANIZAÇÕES: O QUE É E COMO SE FAZ?
A mente focada é a mente critiva. A mente focada é a mente feliz, livre, serena, lúcida e pronta para o processo criativo e inoivador. O contrário disso é muito conturbado e sofrido. Como desenvolver minfulness no ambiente corporativo?
O EMOCIONAL E O POTENCIAL CRIATIVO VISTO PELA NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES
A neurociência tem muitas respostas hoje ao processo de composição do homem trabalhador. Como ele pensa e como suas ações acontecem e isso pode ser usado em benefício tanto às organizações quanto ao próprio sujeito.