Dono de duas medalhas olímpicas, dez títulos nacionais e cinco sul-americanos, Lars Grael é um dos maiores nomes do esporte nacional de todos os tempos. Com uma vasta coleção de títulos e medalhas, Lars sempre pautou sua carreira com muita dedicação, suor e treinamento, visando enfrentar os desafios impostos por competições profissionais de alto nível.
Mas Lars Grael teve que provar que podia ir além, pois se deparou com o maior desafio imposto a um atleta de ponta: a possibilidade de nunca mais poder competir.
Em 1998, Lars sofreu um acidente. Uma lancha desgovernada o atingiu, o que o fez perder uma perna e o deixou entre a vida e morte. Após vencer a batalha pela vida, faltava ainda voltar à sua grande paixão: a vela. Lars foi além. Não contente em competir entre os para-atletas, voltou aos campeonatos profissionais mais difíceis do mundo, com ótimos resultados.
Em virtude dessa reviravolta em sua vida, tornou-se um símbolo de superação e vitória, o transformando em uma figura única no esporte brasileiro.
Foi após o acidente que Lars embarcou em outra paixão, a política, convidado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso a integrar os quadros dirigentes do Instituto de Desenvolvimento do Desporto. De lá, por sua postura sempre firme, correta e apaixonada na defesa do esporte nacional, Lars galgou vários postos chegando a ser Secretário Nacional de Esportes.
Ao final do governo, foi convidado pelo Governador de São Paulo Geraldo Alckmin para assumir a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, cargo que ocupou até março de 2006.
É, atualmente, presidente da Federação Brasileira de Vela e Motor.
Exemplo de Superação
A vida de um esportista é sempre marcada pelo desafio. A vida de Lars Grael, além de ter todos os ingredientes de superação, disciplina, força de vontade, planejamento e garra, teve um novo obstáculo: um acidente que quase lhe tirou a vida e o deixou sem uma perna.
A maneira como enfrentou a luta pela vida, a aceitação de sua nova condição, os novos paradigmas e desafios, as mudanças de planos e novos objetivos, a luta contra o preconceito, as novas vitórias no esporte e na gestão pública têm uma carga muito forte de mensagens que servem de exemplo para os mais variados públicos.