Márcio Fernandes foi considerado pela revista Você S/A o líder mais admirado do Brasil em 2014, obtendo a maior pontuação da história da pesquisa, com 98,3% de satisfação e engajamento de seu time. Por 7 vezes consecutivas conquistou o reconhecimento de Melhor Empresa para Trabalhar do Brasil entre os grandes Grupos. Em 2016, foi nomeado Executivo de Valor em seu setor pelo Jornal Valor Econômico.
Em 2017, alcançou 100% da confiança de seus, até então, quase 4 mil colaboradores de acordo com a pesquisa GPTW e foi considerado, pela segunda vez, o líder mais admirado do Brasil pela revista Você S/A. Por 3 anos consecutivos, sua empresa foi eleita a melhor empresa para trabalhar da América Latina também pela GPTW.
Nomeado aos 36 anos Presidente de uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país, criou uma nova Filosofia de Gestão que desafia o modelo tradicional e propõe ao mundo corporativo uma nova possibilidade: “Felicidade dá Lucro”, que também é o nome de seu primeiro livro lançado em 2015. Em novembro de 2017, lançou o seu segundo livro “O fim do Círculo Vicioso”.
Adepto da "Filosofia de Gestão", que é o resultado de um processo de construção de uma liderança humanizada proposta por Márcio Henrique Fernandes, autor dos livros Felicidade Dá Lucro e O Fim do Círculo Vicioso.
O autor apresenta essa nova forma de pensar a gestão das empresas a fim de aumentar o engajamento dos colaboradores e a lucratividade da empresa. A Filosofia de Gestão é o começo de uma revolução que, fundamentada nas relações humanas e simples, como a felicidade e o respeito, acredita na humanização da liderança, na competitividade e na eficiência do trabalho.
Com etapas simples, propõe o desafio de vencer, de ir além e de ser mais e melhor a cada dia, trabalhando efetivamente os quatro verbos que são os pilares da Filosofia de Gestão: ACREDITAR, PRATICAR, MELHORAR e COMPARTILHAR. Este ciclo virtuoso oferece àqueles que ACREDITAM, PRATICAM, MELHORAM e COMPARTILHAM, uma vida melhor, um trabalho mais próspero, empresas mais sustentáveis e uma sociedade mais justa.
Esse estilo de gestão propõe a transição do modelo tradicional para uma gestão mais participativa, com impacto na eficiência operacional, redução de custos e melhoria da qualidade dos serviços. Tais resultados foram comprovados na empresa que Márcio Fernandes liderou por seis anos, período em que conseguiu alcançar a impressionante marca de ser eleita por sete vezes consecutiva a melhor empresa para se trabalhar do Brasil pela GPTW e Revista Você S.A., sendo ainda escolhida a melhor da América Latina por duas vezes.