Marcos Benutto é um profissional com visão multidisciplinar construída nos últimos 30 anos em vivências no mundo corporativo e educacional. Ao longo da carreira acumulou experiências que mesclaram estratégia, administração, marketing e principalmente vendas. É reconhecido como um dos melhores educadores executivos de equipes de vendas do Brasil. Acumula mais de 10.000 horas de treinamento ministrados, focados em melhoras de resultados. Têm MBA em Estratégias de Marketing pela ESPM e Graduação em Ciências Econômicas pela UNICAMP.
Atuou como executivo e consultor em importantes empresas, tais como, BankBoston, Shell, Brindgstone, Wizard, Skill, LuxÓttica, Óticas Carol, Grupo Sonova, Cellep, Doctor Feet entre outras.
Atua em varejo desde 2000. Forte atuação em Expansão. Forte atuação em elaboração e gerenciamento de budget, P&L e KPI´s. Expressiva vivência em gerenciamento e controle de grandes equipes comerciais. Consolidada experiência em Vendas para grandes grupos B2B. Vasta experiência com processos de licenciamento e controle de vendas de marcas nacionais e internacionais. Experiência no desenvolvimento e gestão de campanhas da marca. Experiência em Trade Marketing.
Grande experiência em processos de conversão de bandeiras comerciais e gerenciamento completo do sistema de franquias. Resultados comprovados em utilização de ferramentas de varejo com aumentos consistentes em vendas. Análise de mercado, concorrência e rentabilidade. Habilidade no desenvolvimento, implantação e controle de KPI’s, e implantação de sistemas de BI em diversas empresas. Responsável pelo desenvolvimento de programa de parcerias PME.
Responsabilidade pelos processos de licenciamento e controle de vendas de marcas próprias, nacionais e internacionais, tais como Kipling, Benetton, Audi, Pierre Cardin, Turma da Mônica, entre outras.
Atuação em comitês de desenvolvimento de produtos utilizando informações de mercado, desenvolvimento e homologação de fornecedores e mix de produtos e preços.
Desenvolvimento e implantação de treinamentos focados em Vendas, Finanças, Marketing, Planejamento, Atendimento em diversas redes de Franquias.
Foi responsável pela primeira campanha da marca Benetton realizada fora da Itália. Com equipe totalmente brasileira, tendo a atriz Tais Araujo como protagonista, as vendas da marca cresceram 33%.
Foi Diretor de Varejo e de Expansão Venda da ÓTICAS CAROL S/A, conversão de bandeira comercial e implantação de lojas, gerando 38% de crescimento no número de unidades ativas. Implantação completa das lojas, desde ponto comercial até mobiliário, sistemas e PDV’s, treinamento das equipes comerciais dos franqueados, acompanhamento estratégico dos novos franqueados até a consolidação da operação. Responsabilidade por homologação de produtos, grades e cobrança de rebates.
Foi Gerente Nacional de Vendas e Marketing da LUXOTTICA BRASIL S/A. Gestão comercial e de resultados através de 120 representantes comerciais, 5 gerentes regionais, com resultado de 33% de crescimento de vendas em 4 anos. Desenvolvimento e implantação de sistemas e dos processos de vendas online, gerando receitas de R$ 12MM ao ano. Concorrência e contratação de agências, geração de 32 campanhas de trade por ano, além de todos os POP’s para 1 marcas, entre próprias e licenciadas.