Doutor em Antropologia, Michel Alcoforado se especializou em Antropologia do Consumo pela University of British Columbia, no Canadá, onde trabalhou prestando consultorias para agências especializadas em pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e tendências de consumo.
No Brasil, especializou-se em Planejamento Estratégico de Comunicação e trabalhou como estrategista para grandes marcas.
O executivo é pós-graduado em Comunicação Integrada na ESPM e em Brand Luxury Management na London College of Fashion. Atualmente, é membro do Instituto Millenium - um dos maiores thinktanks brasileiros, colunista da revista Consumidor Moderno e Sócio-diretor da Consumoteca – uma consultoria especializada no consumidor brasileiro.
Cursou um MBA na Berlin School of Creative Leadership/ SteinbeisUniversity.
Em suas palestras, Alcoforado convida e conduz o público à reflexão sobre a melhor forma de transformar o cenário de atuação das empresas frente aos consumidores, compartilhando conhecimentos tanto da academia quanto do envolvimento direto com o mercado. Sua marca é criar ponte entre universos distintos.
Michel Alcoforado já realizou palestras no Brasil e no exterior, para empresas como: Michelin, L'oreal, LOGZ, C&A, Berlin Creative Leadership School, General Motors, entre outras.
Depois de trazer o mercado para mais perto da perspectiva da academia, Michel está tentando ajudar o público geral a entender os movimentos culturais e como eles impactam no que fazem, como eles compram e porquê eles compram. Afinal de contas, toda decisão que tomamos é uma decisão política- e, já que conhecimento é poder, ele quer aumentar os elementos que empoderam suas decisões
Marcas, Diversidade e Racismo
Já não é novidade que pauta da diversidade e da luta contra preconceitos chegou no universo das marcas. Afinal, manter problemas antigos num século com tantas inovações tecnológicas não pega nem bem. É demodée.
O fortalecimento da luta da população negra por visibilidade possibilitou que temas, que pareciam distantes, chegassem aos andares mais altos dos prédios corporativos e nas reuniões importantes. A pandemia do novo coronavírus reforçou um desafio antigo: as marcas não podem ficar neutras ou ficar caladas diante das questões do nosso tempo. Os problemas são grandes demais para o silêncio. Contudo, não foi o que aconteceu em todos os lugares.
Ainda hoje, empresas mantém produtos de outro tempo em seu portfólio. Foram sucesso no passado, mas continuam lá. Se vender, vendeu. É um erro. É anacronismo. E investir mídia ou na renovação de produtos fora do tempo beira o absurdo. A solução é simples: se na vida não cabe, não cabe na sua empresa.
A pandemia acirrou contradições, revelou fatos, mas também abre brechas para reinvenções. O melhor caminho para começar é olhando para si. Só não deixe de olhar para sua marca também.