Doutor em Antropologia, Michel Alcoforado se especializou em Antropologia do Consumo pela University of British Columbia, no Canadá, onde trabalhou prestando consultorias para agências especializadas em pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e tendências de consumo.
No Brasil, especializou-se em Planejamento Estratégico de Comunicação e trabalhou como estrategista para grandes marcas.
O executivo é pós-graduado em Comunicação Integrada na ESPM e em Brand Luxury Management na London College of Fashion. Atualmente, é membro do Instituto Millenium - um dos maiores thinktanks brasileiros, colunista da revista Consumidor Moderno e Sócio-diretor da Consumoteca – uma consultoria especializada no consumidor brasileiro.
No momento, cursa um MBA na Berlin School of Creative Leadership/ SteinbeisUniversity.
Em suas palestras, Alcoforado convida e conduz o público à reflexão sobre a melhor forma de transformar o cenário de atuação das empresas frente aos consumidores, compartilhando conhecimentos tanto da academia quanto do envolvimento direto com o mercado. Sua marca é criar ponte entre universos distintos.
Michel Alcoforado já realizou palestras no Brasil e no exterior, para empresas como: Michelin, L'oreal, LOGZ, C&A, Berlin Creative Leadership School, GeneralMotors,entreoutras.