Renato Casagrande é notável especialista em educação. Atua há 30 anos como gestor educacional e professor em instituições públicas e privadas de educação básica e superior. Nos últimos anos ocupou os cargos de Pró-Reitor de Planejamento e Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Positivo. Atualmente é sócio-diretor da Alleanza Brasil uma empresa especializada no desenvolvimento de profissionais da educação e na maximização de resultados para instituições educacionais. É doutorando em educação, mestre e bacharel em Administração, com linha de pesquisa em gestão educacional, licenciado em Matemática, especialista em recursos humanos e gestão educacional. Tem formação internacional em Coaching e Liderança Educacional. É também professor de cursos de pós-graduação na Universidade Positivo, autor de livros e artigos sobre educação, palestrante nos principais congressos educacionais no Brasil e comentarista de educação e trabalho na Rádio CBN e no Jornal Gazeta do Povo.
TEMAS:
Liderança autêntica focada em resultados
O século XXI chegou apresentando novas e desafiantes demandas ao líderes, exigindo cada vez mais uma gestão inovadora e focada em resultados. E como gerar resultados sem comprometer as relações humanas? Como inovar sem perder o controle? A resposta a essas questões depende da autenticidade do líder no seu trabalho. A liderança precisa ser genuína para que as pessoas assimilem as mudanças e assumam responsabilidade e comprometimento com os resultados.
Os desafios da gestão na sociedade contemporânea: como obter melhores resultados a partir da mobilização e comprometimento das pessoas com os objetivos da organização
Espera-se muito dos gestores na atualidade. Todo gestor é pressionado a apresentar resultados concretos, forçando-os muitas vezes a exercer pressão em sua equipe. Como obter resultados sem comprometer o clima e o ambiente da organização? Como conquistar melhores resultados e ainda obter a admiração e o respeito da comunidade?
Planejamento estratégico na organização orientado para qualidade
O cenário de constantes mudanças que acontece em todas as organizações tem exigido mais agilidade e assertividade na gestão orientada para qualidade. O planejamento estratégico tornou-se uma ferramenta crucial para garantir essa agilidade e assertividade. Como desenvolver a cultura de planejamento? Quais são as fases a serem cumpridas? Que ferramentas e técnicas devem ser utilizadas? E, por fim, que atitudes são necessárias aos gestores e a todos os envolvidos no processo para que o planejamento de fato aconteça na organização?
Os desafios, as dificuldades e o potencial transformador do gestor
Quais são os desafios impostos à gestão na atualidade? Quais sãos as principais dificuldades encontradas pelos gestores para a obtenção de resultados no processo de gestão de uma organização? Como utilizar todo o seu potencial para transformar a organização em uma organização referência na sociedade?
Como os líderes devem se comunicar para inspirar, influenciar e obter resultados
Como implantar uma comunicação competente e inspiradora no ambiente? A capacidade de entender, motivar e inspirar pessoas é uma das características mais importantes observadas nos líderes da atualidade. E todos esses líderes tem a comunicação como uma das principais e cruciais técnicas de liderança. É por meio do domínio dessa técnica que muitos conseguem se relacionar de forma eficiente com as pessoas e construir a confiança, que é pré-requisito essencial para o sucesso.
Programa Desenvolvimento de Liderança – PDL
Voltado a profissionais de diferentes área de conhecimento e tem como objetivo levar o participante a analisar sua própria história de vida, descobrindo suas paixões e se tornando um líder autêntico. Trabalha com cinco elementos-chave do desenvolvimento pessoal como líder: autoconsciência, alinhamento de crenças e valores, compreensão das motivações individuais, formação de equipe de apoio e a condução para uma liderança autêntica. O participante é levado a tornar-se autor de sua liderança, explorando seu propósito, compreendendo suas potencialidades e suas limitações como líder, aprimorando suas relações interpessoais e examinando formas de aperfeiçoar a competência dessa liderança. No final, cada participante elabora um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), com objetivos, estratégias e ações. Esse programa servirá de guia para sua caminhada profissional e ajudará o participante a funcionar de maneira mais eficiente no exercício da liderança.
Competências gerenciais: os oito papéis fundamentais do gestor
Leva o profissional a refletir sobre o seu desempenho no trabalho em oito papéis fundamentais, que são vinculados a quatro grandes competências: relações humanas, processos internos, resultados e relacionamento com o ambiente externo. Os papéis são de diretor, produtor, monitor, coordenador, mentor, negociador, facilitador e inovador. O conteúdo do programa parte de uma visão integrada das teorias administrativas, realçando os oito papéis exercidos pelos profissionais nas diversas dimensões de seu trabalho. É ilustrado por estudo de casos, experiências reais de profissionais bem-sucedidos e aplicações de técnicas que auxiliam o participante em seu autodesenvolvimento. São aplicados testes de autoavaliação aos participantes com o objetivo de identificar o grau de competência do participante em cada um dos papéis apresentados. Após a aplicação dos testes os participantes recebem boletim diagnóstico com gráfico mostrando as áreas de maior e de menor competência. No final, os participantes elaboram um plano de ação para garantir melhor performance nas áreas de baixa competência.
Liderança, cultura e clima organizacional
Apresenta um enfoque novo da liderança, desenvolvendo nos participantes três imperativos dos grandes líderes: propósito, talento e confiança. Também leva o participante à compreensão e gestão da cultura organizacional no ambiente organizacional. São apresentadas sugestões para que o líder consiga interferir na cultura da organização e também na criação de bom clima organizacional.A metodologia utilizada é baseada em estudos de casos a partir de situações reais das empresas. São aplicados vários instrumentos aos participantes com o objetivo de identificar os perfis de liderança existente nos grupos.