Nascido no Rio de Janeiro, Sérgio Besserman Vianna é Economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio, e estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992. Foi o ganhador do Prêmio BNDES de Economia de 1987, com a tese sobre a política econômica do segundo governo Vargas.
Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, fez carreira executiva no BNDES, chegando a diretor de planejamento. Foi também presidente do IBGE e do Instituto Pereira Passos.
Professor do Departamento de Economia Brasileira da Pontifícia Universidade Católica, PUC-RJ, participou do Executive Program On Climate Change & Development, no Harvard Institute for International Development da Harvard University.
Foi membro da missão brasileira em duas Conferências das Partes da Convenção-Quadro da Mudança Climática e da reunião C-40 (cidades contra o aquecimento global), em Nova Iorque em 2007, junto com outros 39 prefeitos de importantes cidades como Londres, Bogotá e Madri. Foi o organizador da Rio +20, em 2012, que aconteceu no Rio de 13 a 22 de junho. É membro da ONG World Wide Fund for Nature (WWF).
É colunista do jornal O Globo, no qual traz notícias, curiosidades, dados e análises sobre o Rio de Janeiro, comportamento, meio ambiente e política. É comentarista de sustentabilidade na Globonews e de cidade na rádio CBN.
Foi escolhido Personalidade do Ano pelo Prêmio Jornalistas&Cia / HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, em 2013.
Com muito bom humor, Besserman usa toda a sua experiência como economista, ecologista e comentarista de sustentabilidade e economia urbana em diversos veículos de comunicação, para contar parte de sua experiência como executivo, abordando temas como:
Economia
Meio Ambiente e Ecologia
Mudanças Climáticas
Liderança Estratégica
Inteligência Social
Sustentabilidade