Nascido em Cruzeiro do Oeste, Vanderlei tornou-se uma celebridade nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, quando, após liderar cerca de 36 quilômetros da maratona, foi atacado e derrubado por uma ativista irlandês, faro que o fez perder a chance de conquistar a medalha de ouro.
Depois de Atenas, Vanderlei Cordeiro se manteve como um dos maiores maratonistas do mundo. Em 2008 se destacou com outra grandiosa conquista: a criação do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, em Campinas. A generosa e digna proposta é usar o atletismo, que tanto lhe deu alegrias, para garantir um futuro melhor para crianças e jovens. Servir de exemplo para a formação de futuros atletas e, acima de tudo, cidadãos.
“Quando eu comecei, não tinha nem um gato para puxar o rabo, como diz o ditado. Mas eu tinha um sonho. Muita gana, determinação e, principalmente, vontade de vencer. Fui mais longe do que imaginava. Só tenho a agradecer”, completa Vanderlei, que já não corre mais profissionalmente, mas continua inspirando muita gente com seu trabalho no IVCL e em palestras e evento, sempre motivando a todos.
PALESTRA:
Uma das histórias mais conhecidas, marcantes e emocionantes dos Jogos Olímpicos é a de superação de Vanderlei Cordeiro de Lima. Transmitido ao vivo para o Mundo, o episódio ganhou ainda mais projeção com a surpreendente superação do atleta ao retornar para a prova e conquistar a sua sonhada medalha olímpica, comemorando muito com o seu emblemático “aviãozinho”.
“Quando comecei a competir, meu sonho era ganhar uma medalha olímpica. Quando ganhei o bronze, eu era o mais realizado. Para quem saiu do interior e só queria conhecer as cidades vizinhas, estava no lucro. Independente da cor da medalha, eu estava no pódio”, disse Vanderlei, que hoje continua passando essa mensagem e imagem vitoriosas em palestras motivacionais e eventos por todo o Brasil.
Com muita simpatia e humildade, Vanderlei narra sua trajetória de vida que inspira muitas pessoas, demonstrando o seu poder de superação e eterna gratidão por tudo que conquistou através do esporte. Uma lição de vida de um verdadeiro herói olímpico!